Resenha

"Uma Verdade Inconveniente"



Uma Verdade Inconveniente – Al Gore. Direção: Davis Guggenheim. EUA, 2006.

É fato que temos observados fenômenos naturais atípicos e de grandes proporções nas últimas décadas, e isto nos faz refletir sobre o que está acontecendo com a natureza, se são fenômenos estritamente naturais ou se ela tem sido de fato agredida pelo homem causando o aquecimento global.
No filme “Uma Verdade Inconveniente: o que devemos fazer (e saber) sobre o aquecimento global” dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ambientalista e ex-quase-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aquecimento global e suas conseqüências são retratados de forma realista, visando o conhecimento da população. Apresentado na forma de documentário, o protagonista retrata situações impactantes, porém esclarecedoras.
Com a iniciativa de ministrar palestras ao redor do mundo, Al Gore adquiriu  uma visibilidade muito grande, pois durante suas apresentações nos diversos países, ele utiliza recursos audiovisuais interessantes, além de ser um homem com excelente eloqüência, argumenta de forma bem fundamentada as possíveis causas do aquecimento global.
As atividades humanas têm fomentado o aumento da temperatura no globo terrestre, de forma sucinta o aquecimento global se dá devido à alta demanda de gases poluentes, que ficam retidos na atmosfera mantendo a radiação solar presa. Estes gases são em geral produtos da queima de combustíveis fósseis.
Apesar de todas as pesquisas científicas que relacionam o aumento da temperatura da Terra, com o aumento da demanda de dióxido de carbono na atmosfera e das previsões feitas mediante cálculos matemáticos, existem pessoas que duvidam desta situação e se colocam numa postura de comodismo.
Estes céticos acreditam que essa alteração na temperatura do globo terrestre, nada mais é que um ciclo natural de subsistência da Terra, que modulações como estas sempre ocorreram, como por exemplo nas “Eras Glaciais”, porém notamos que os níveis de calor atuais tem sido superiores de todos os ciclos conhecidos.
Se observarmos como a natureza tem se comportado, perceberemos que ela está nos dando respostas, pois diante de tantos desmatamentos, queimadas, liberação de gases poluentes, não seria de se esperar que nada ocorresse  afinal o ciclo biológico precisa manter-se em equilíbrio, quando uma floresta é dizimada em detrimento da produção de papel, por exemplo, muitos animais ficam expostos, morrendo por inanição ou fugindo para os aglomerados urbanos.Todos estes aspectos são abordados no documentário.
Ele aponta também possíveis soluções, como por exemplo a utilização de matérias-primas mais duradouras, bio-combustíveis, reciclagens e outras, porém há um confronto com a política capitalista em que vivemos, onde o mais importante é ter, e assim o consumo desenfreado barra com a visão de melhoria do meio ambiente.
Também é relatado algumas catástrofes naturais como o furacão Katrina nos Estados Unidos, as intensas ondas de calor na Europa as inundações na China e o derretimento das geleiras do Monte Kilimanjaro. E nos faz refletir como temos sido atingidos e pouco temos feito.
Apesar de percebermos uma auto-promoção, Al Gore teve a ousadia de falar abertamente de um assunto que parece que as pessoas não querem saber, sua atitude é admirável, já que a maioria dos políticos só pensam em lucros exacerbados evitando o compromisso com a fonte de toda lucratividade que é a nossa natureza.